Educação Infantil X Escola Montessori

Olá meninas!!

O post de hoje é sobre educação infantil e escola montesori. Aqui no mundo dos Blogs e do Youtube tem uma blogueira que eu admiro muito como pessoa e como mãe, mulher forte, guerreira, estudiosa, professora, dona de casa, esposa e mãe, estou falando da Flávia Calina, e se você não conhece vale a pena conferir o YouTube dela.

A Flávia trouxe à tona um assunto que de certa forma era "esquecido" pelas mães. A Flávia trouxe para o mundo Youtubiano (como costumam-se denominar rsrs) a educação Montessori, uma educação voltada exclusivamente para a criança. E que a escola e tudo ao seu redor deve ser voltado para o aprendizado e desenvolvimento emocional e psicológico deles.

A educação Montessori nasceu do sonho de uma mulher chamada Maria Montessori (1870), italiana, educadora, médica e mulher moderna para a sua época. Foi a primeira mulher italiana a se formar em medicina, tinha ideias revolucionárias e criou o método de ensino no qual ficou mundialmente conhecido como método montessori, e que hoje é utilizado em diversas partes do mundo.

[caption id="attachment_79" align="alignleft" width="225"]Maria Montessori Maria Montessori[/caption]

O método montessoriano é voltado para o desenvolvimento da liberdade, limites e independência da criança físico, social e psicológico.

Todo o material utilizado pela Maria Montessori, ainda hoje é aplicado, ela criou o método do "material dourado", que são materiais feitos em madeira, utilizados no sistema de numeração (para o ensino da matemática p.ex.), despertando na criança uma curiosidade, criatividade e desenvolvimento de raciocínio.

Estudei em uma escola montessori, a ESCOLA RECANTO DO PEQUENO PRÍNCIPE, dos meus dois anos até completar dez, que era a última série da escola, uma pena. Mas ali vivi os melhores anos da minha vida! A escola era incrível, tinha muitas atividades. Nesta escola descobri o amor por arte e por escrever, ler livros, aquela escola me ensinou a enxergar o outro, pois o que mais tínhamos de ensinamento era que preconceito era coisa de gente ignorante.

Constantemente tive contato com crianças de baixa renda na qual não estudavam na escola mas que eles sempre faziam questão de ajudar, nos mostrando que ajudar ao próximo estávamos ajudando a nós mesmos, lembro-me bem dos dias em que crianças com deficiência físicas e com a síndrome de down iam passar o dia conosco na escola, era uma diversão só. Esses eram os dias em que eu agradecia a Deus por ter nascido "perfeita", mas eram os dias em que nós colocávamos em prática o amor pelo próximo, pelo semelhante, e ficávamos o dia todo brincando e nos divertindo sem diferença alguma, sem nenhum preconceito, apenas com a inocência de ser criança.

[caption id="attachment_80" align="alignleft" width="265"]Material Dourado Material Dourado[/caption]

[caption id="attachment_81" align="alignleft" width="199"]Crianças interagindo com o Material Dourado Crianças interagindo com o Material Dourado[/caption]

[caption id="attachment_82" align="alignleft" width="267"]Material Dourado Material Dourado[/caption]

Até hoje lembro de Simoni, uma garota que estudou na escola junto com a turma do meu irmão e que logo estudei com ela também. Simoni tem uma certa deficiência psicológica, mas nada daquilo era percebido por nós, pois ela tinha muito, muito amor no coração, era doce e sempre risonha! Perdemos o contato quando sai da escola ao me formar na 4ª série e por estudar em colégio diferente.

Aprendi naquela escola o poder da compaixão, graça e cortesia. Bullying? Isso não existia ali dentro. Éramos crianças felizes! Sempre com brinquedos à mão, principalmente os de madeira, que eu adorava montar e desmontar! A escola tinha cadeiras e mesas do tamanho de nós, pequeninos! As professoras sempre prontas para ajudar e eram de uma competência e paciência sem tamanho! Era trabalho de equipe.

Quero dizer, ainda é trabalho de equipe, pois ainda hoje existe esta escola e que tanto me orgulho de ter feito parte desta instituição de ensino!

Obrigada mãe pelas boas escolhas rsrsrs..

É muito válido conhecer um pouco mais sobre a educação Montessori, e como forma de ajudar, deixo abaixo o link da OMB, Organização Montessori do Brasil, onde você pode acessar e pesquisar onde tem uma escola Montessori mais próxima de você:

http://omb.org.br

E caso não tenha uma escola na sua cidade, basta uma pequena busca no google sobre o tema e você vai achar milhares de materiais para praticar com seu filho!!!

Espero que tenham gostado do post de hoje!!

Bjs

 

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger